A Excêntrica Família de Antonia

Olá desajustado. Um bom final de semana a nós!

Hoje trago mais uma dica de filme, dessa vez um pouco diferente do que a maioria está acostumado. Conheci este filme através de estudos ideológicos na faculdade, um professor de filosofia apresentou como projeto aos alunos e adorei.

Lançado em 1995, A Excêntrica Família de Antonia ou Antonia, é uma comédia dramática dirigida pela holandesa Marleen Gorris. Conta a história da protagonista 40 anos após a Segunda Guerra Mundial, quando ela retorna pra vila onde morou mais jovem, junto com sua filha Danielle e sem marido. Com a morte de sua mãe, Antonia fica com a casa e a partir disto temos o desenrolar da história. Você pode até pensar “nossa, que bosta!” mas conforme vai passando, fica mais interessante.

Resultado de imagem para a excentrica familia de antonia

Como diz o próprio título, a matriarca acolhe no decorrer várias pessoas renegadas da vila, com características excêntricas, peculiares. Um exemplo é o caso do padre que estava cansado da vida religiosa e decide largar o cargo, e assim é recolhido para morar em sua casa. Outros personagens são incluídos no desenrolar, e Danielle tem sua filha Thérèse de modo não muito convencional até por ser homossexual, e assim vai crescendo a família.

Resultado de imagem para a excentrica familia de antonia personagens

Acredito que o mais interessante do filme seja mostrar um grupo familiar não necessariamente formado por laços sanguíneos, mas sim por compaixão, caridade, amor e talvez por identificação. Uma crítica aos dias atuais, onde muitos acreditam na formula perfeita de família sendo: PAI+MÃE+FILHO. Errado! Sou gay, e futuramente pretendo criar a minha juntamente com meu namorado e adotar uma criança. #AceitaPorQueDóiMenos.

Outra característica presente é o fato das mulheres não necessitarem de homem para praticamente nada, eles estão ali somente para sexo, reprodução e são retratados como figuras feias, fúteis e caricatos. Talvez promova um discurso contra aos homens, fazendo com que feminismo seja sinônimo de ódio à figura masculina, não que seja.

Resultado de imagem para a excentrica familia de antonia

Mas se você ver o filme verá que não trata somente disso, possui uma ótima história com altas criticas e tabus, com seus toques de humor que te fazem pensar, coisa rara no atual mundo cinematográfico. Caso queira ver, está disponível no YouTube legendado, a imagem não é muito boa mas é curtinho então dá pra ver sem sofrer.

Se já conhece deixe nos comentários sua opinião, caso veja depois deste post comente e curta. E se gostar compartilhe. Até a próxima. Bye!

10 comentários

  1. neidebrasileiro · agosto 27, 2016

    Interessante…Adoro filmes, vou assistir.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Luciana Manzano · agosto 27, 2016

    Parece interessante!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Projetos no Papel · agosto 28, 2016

    gostei da dica =)

    Curtir

  4. Douglas Rodrigues · agosto 30, 2016

    Lucas, gostei da sua análise desse filme tão interessante. Só discordo em um ponto. Não achei que a construção dos personagens masculinos foi caricata. Como a personagem da Antonia funcionava como a “chefe” da família, a diretora quis nos mostrar como funcionaria, a partir desse microuniverso, como funcionaria uma sociedade matriarcal. Os homens teriam o seu papel, mas não o protagonismo. 🙂
    Abraço,

    Douglas

    Curtido por 1 pessoa

    • Desajustado · agosto 30, 2016

      Sim, em parte os homens teriam um papel na sociedade matriarcal. Mas se você analisar os personagens masculinos presentes, verá que não são de grande relevância. Tipo o cara que sofria por ser bobão, o cara que estuprou a irmã, são mostrados de maneira inversa a mulher

      Curtido por 1 pessoa

  5. Gio Souza · outubro 25, 2016

    Gostei da dica. Atualmente as pessoas estão precisando mesmo de exemplos de tolerância e de amor ao próximo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário